Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2011

‎Menino acorda e vem olhar!




Oi Gentem! Muito, muito tempo mesmo que não escrevo mais... Mas para esse Círio, eu reservei um momento especialmente para isso!
Confesso que devido às lutas do dia-a-dia não percebi o tempo passar, e assustei-me quando vi que o Círio seria esse fim de semana.... acho que estava em outro planeta! Talvez em Marte! E isso me fez pensar na minha infância, no sentimento bom que eu tinha, de perceber esse movimento, essas cores, esses sons e sabores próprios do mês de Outubro... e me veio uma baita saudade! Como hoje sou mãe, faço questão que minha filha possa vivenciar essas mesmas sensações.... bom, claro que não as mesmas né?! Pois somos diferentes e vivemos em tempos diferentes...
Mas uma coisa estava me inquietando: esses dias, vi várias vezes, muitas pessoas dizendo que o Círio é o "Natal dos paraenses", e de início não concordei não! Vou explicar...
O Natal tem uma simbologia própria, onde a família se reúne para comemorar a chegada do Senhor! Onde damos "Glória" ao mais alto dos céus, por que chegou para nós o Salvador! Bom, pelo menos é assim que deveria ser.... e o Círio é uma expressão de amor àquela que deu sua vida, seu SIM, justamente para esse Salvador! Na minha cabeça situações que sem completam, mas totalmente diferentes...

Foi quando parei para olhar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré que minha mãe tem, no pequeno altar montado aqui em casa... e permaneci muito tempo assim. Posso dizer que uma madrugada inteira! E foi quando eu descobri!! Descobri o real sentido do Círio...
Por mais bonita que seja a festa, por mais luz, fogos e flores, nada tem importância se não repararmos em um detalhe.... a berlinda é linda, as flores são magníficas, o manto tem todo o seu esplendor, mas, mais importante que tudo isso, é o pequeno Menino da imagem! O pequeno Jesus que Maria traz no colo! E ela traz para quem? Para nós!!!


É para nós que ela apresenta o Salvador, é para nós que ela mostra quem é o seu Filho, Senhor e Rei!
Maria é essa Anunciadora da Palavra, pois a própria Palavra se fez carne dentro dela!
É por isso que o Círio não pode parar nela mesma, não pode parar na imagem de Maria! Falo com todo respeito e amor que tenho por Nossa Senhora!


Devemos ir mais além... para o Menino!
Não observar o Menino, é não observar àquilo que Maria vem fazer no nosso meio.... não seguir esse Menino, torna a missão de Maria um momento em vão!


Com esse sentido, o Círio pode ser sim o Natal dos paraenses, pois Maria novamente apresenta seu Filho ao mundo.... Ela traz consigo, o Emanuel, o Deus conosco!


E toda família unida, deveria celebrar essa presença de Jesus em nosso meio...


Desejo que no Círio desse ano, possamos enxergar além do que os nossos olhos, num primeiro momento, possam ver... e tenham certeza, o coração de Mãe, de Maria, se alegrará muito!


A cada coração que receber seu Menino este ano, o coração de Maria encherá de jubilo, e ela proclamará novamente:


"Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta em Deus, meu salvador, porque olhou para a humildade de sua serva... " (Lc 1, 46 - 55)


Um abençoado e feliz Círio a todos!!

Um comentário:

  1. Boa tarde!!!

    Passei para fazer uma visita e parabenizar pelos post. Amei pois sou católica

    Vamos seguir uma a outra?
    Omeu é ww.profetizandotudoposso.blogspot.com.br

    Abraços e feliz semana!

    ResponderExcluir